creacil – onde se constroem futuros!

creacil – onde se constroem futuros!

A semana passada a ADN Solidário foi visitar o Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) da Creacil, em Moscavide.

A Creacil é uma cooperativa de reabilitação e educação do concelho de Loures que tem como objectivo dar resposta às necessidades dos cidadãos com deficiência intelectual ou multideficiência. O seu CAO, tem como principal propósito promover e desenvolver competências com vista ao desempenho de actividades socialmente úteis.

O projecto da Creacil é fantástico e aqui é preciso pensar-se em todos os pormenores do processo de aprendizagem de competências que usualmente são percepcionadas, pela maioria das pessoas, como simples e intuitivas, mas que na realidade envolvem processos psicomotores complexos e cuja aquisição, pelos elementos deste grupo, representa para eles e para os seus cuidadores, um aumento significativo da sua qualidade de vida e da sua autonomia.

A filosofia da Creacil é a de que é sempre possível desenvolver competências que permitam o enquadramento no mercado de trabalho. Têm apostado em várias actividades tais como atelier criativo, atelier de cozinha, atelier de jardinagem e atelier de numeracia/literacia, bem como equitação, natação adaptada e visitas didácticas.

Foi numa destas actividades que encontrámos os maravilhosos clientes do CAO. Num espaço acolhedor e cheio de luz, estavam a trabalhar com diversos materiais e a criar brindes para vender.
Os desafios são todos diferentes e “chapa quatro” é conceito que não tem lugar no processo de conquista dos mesmos. A Débora iniciou as hostilidades (ou não fosse ela a relações públicas do grupo!) e fez-nos uma visita guiada ao atelier mostrando-nos com orgulho os trabalhos deliciosos que aqui são feitos.
De seguida fomos conhecer a sala de refeições onde já se viam os preparativos para as aulas de culinária. O atelier de culinária é outra das actividades preferidas pois dá sempre lugar a uma viagem pelo mundo dos sentidos que tanto os estimula e diverte.

Todas estas actividades vão permitir-lhes adquirirem aptidões psicomotoras que depois têm correspondência em tarefas económica e socialmente úteis para a malha empresarial. Aliás, a neurodiversidade traz imensas vantagens às empresas e felizmente já existem algumas a incluírem esta política na sua gestão.
A inclusão no mercado de trabalho é uma preocupação constante da Creacil. Qualquer projecto que se tem em mãos, comporta em regra um objectivo final de empregabilidade dos utentes, uma vez que só se potencia a autonomia plena com o exercício de uma profissão e correspondente auferição de um salário justo.
É exemplo disso o jardim sensorial. Neste projecto, que está ainda só em papel, pretende-se que após a sua conclusão, a entidade que ficar responsável pela respectiva manutenção, possa empregar para esta função alguns destes cidadãos.

A Creacil está também envolvida em outros projectos, nomeadamente a criação de um banco de horas para os cuidadores (juntamente com outras IPSS´s do concelho), e planeia ainda implementar aulas semanais de desporto.

Neste momento o CAO precisa de caminhar rapidamente para a sua auto-sustentabilidade e por isso estão a ser direccionados esforços para a elaboração de um plano de geração de rendimentos. Uma das hipóteses que está encima da mesa é a optimização económica das suas excelentes instalações onde se inclui uma cozinha enorme totalmente equipada e que está por estrear.

Após quase duas horas de partilhas, já estávamos perto da hora de almoço. Por forma a terem tudo preparado para a refeição, as tarefas são distribuídas por todos, respeitando e desafiando sempre as competências já conquistadas. Neste dia a nossa visita veio destabilizar um bocadinho este momento, pois a curiosidade por uma cara nova leva sempre a melhor!

“Onde se constroem Futuros”, é o lema da Creacil.
Efectivamente aqui constroem-se muitos Futuros. Um Futuro para cada um dos cidadãos que usufruem deste espaço, pois estão verdadeiramente empenhados em trazer aos seus dias uma perspectiva de confiança, utilidade, autonomia e felicidade!

A ADN Solidário gostou muito de conhecer a Creacil e está empenhada em ajudar na concretização dos vossos projectos. Muito obrigada pelo vosso trabalho.