
20 Mai hoje é o dia mundial das abelhas!
Se queres ter ADN Solidário com o teu Planeta, precisas de saber como proteger um pequeno fazedor de milagres!
Deixamos-te aqui 7 sugestões divertidas!
Sem Abelha, Sem Alimento
Assim se chama uma das campanhas internacionais para a protecção das abelhas, esta em particular a decorrer na América Latina.
Porquê proteger as abelhas? Porque de facto sem abelhas não há alimentos, na medida em que as abelhas desempenham um papel fundamental na polinização.
O milagre da polinização
A polinização é o processo que garante a produção de frutos e sementes e a reprodução de diversas plantas, sendo um dos principais mecanismos de manutenção e promoção da biodiversidade na Terra.
Traduz-se, na prática, na transferência do pólen para a parte feminina da flor, fecundando-a e permitindo a sua reprodução.
Os cupidos da natureza
Para que este milagre ocorra, entram em ação os polinizadores – animais como abelhas, vespas, borboletas, pássaros, pequenos mamíferos e morcegos – que são responsáveis por essa transferência. Em alguns casos, também o vento e a chuva cumprem este processo.
As abelhas são os polinizadores mais adaptados e eficientes e, nesta medida, os agentes mais importantes no processo de polinização, chegando mesmo a existir algumas espécies de plantas que dependem única e exclusivamente da acção polinizadora de espécies especificas de abelhas (exemplo disso é o maracujá e as abelhas mamangabas).
Factos
Segundo a Food and Agriculture Organization (FAO), 85% das plantas com flores das matas e florestas e 70% das culturas agrícolas, dependem dos polinizadores. A polinização das abelhas é desta forma fundamental para garantir a alta produtividade e a qualidade dos frutos em diversas culturas agrícolas.
Por isso se compreende a necessidade de proteção a todos os diversos tipos de polinizadores existentes na natureza!
Como podes ajudar?
Ora bem, aqui ficam 7 iniciativas que podes já pôr em prática:
- 1. Ser um amigo das abelhas consciente!
Como primeiro passo, informa-te e aprende mais sobre as abelhas. Aqui fica o link para a secção da polinização da FAO: http://www.fao.org/pollination/en/.
Para além disso é importante sermos consumidores conscientes e darmos preferência a produtos de empresas amigas do ambiente e que defendam a causa das abelhas.
Dá igualmente preferência aos produtos orgânicos: são mais saudáveis por não conterem agrotóxicos, e a sua produção não contamina o meio ambiente.
- 2. Plantar árvores e flores amigas das abelhas
Planta espécies da flora apícola – assim se chama a flora amiga das abelhas.
E quais são elas? Muitas mesmo! Aqui ficam alguns exemplos:
- 3. Criar habitats naturais
Cria um jardim amigo das abelhas o qual deve comportar grande variedade de flores e deve ter partes nuas do solo pois algumas abelhas nativas fazem ninhos no chão.
Se tiveres uma horta (ou estiveres em processo de criação de uma) adopta boas práticas de cultivo no campo que sejam sustentáveis e considerem planos de utilização de polinizadores. Combate o desmatamento, planta corredores de flora apícola e amplia a biodiversidade nos campos de monocultivo.
Sabe mais aqui: http://www.semabelhasemalimento.com.br/boas-praticas-polinizacao-no-campo-2/.
Não te esqueças de criar um local onde as abelhas possam ir buscar água em segurança! É que devido ao seu tamanho, as abelhas têm dificuldade em ir buscar água a poças ou bebedouros de pássaros devido à tensão superficial da água. A tensão superficial da água é um fenómeno físico que faz com que a camada superficial da água se comporte como uma membrana elástica não permitindo que as abelhas façam a sua colecta.
Para isso cria áreas onde elas possam beber: enche tigelas de cerâmica com areia molhada, enterra no chão e mantém a areia sempre encharcada. Áreas como estas irão atrair abelhas e borboletas.
- 4. Não usar pesticidas e inseticidas
Não utilizes pesticidas que sejam tóxicos para as abelhas, particularmente os sistêmicos (neonicotinoides), dando preferência ao controle biológico de pragas.
- 5. Construir uma colmeia ou um abrigo para abelhas
Sabias que existem abelhas sem ferrão? Pois é, são abelhas dóceis que cumprem igualmente função milagrosa da polinização!
Por isso podes perfeitamente cultivar uma colmeia de abelhas nativas sem ferrão no teu jardim ou horta ou até pedir para o fazerem na tua escola.
Mas antes de começares contacta as associações de apicultores que te podem apoiar nesta iniciativa.
Em alternativa, podes sempre construir um abrigo para estes pequenos seres! É que também existem espécies de abelhas solitárias que não vivem numa estrutura social como é o caso da colmeia.
Aqui ficam algumas regras básicas para a construção de um hotel das abelhas:
- Utiliza madeira não tratada.
- Certifica-te de que a casa tem um telhado para proteger os buracos da chuva e vento.
- Faz furos de várias larguras para atrair várias espécies de abelhas (brocas entre 2 a 10 mm de diâmetro) e perfura entre 5 a 8 cm de profundidade sem abrires o buraco.
- Lixa os furos.
- Se tiveres vários blocos de madeira na mesma casa, podes preencher os espaços vazios entre eles com paus de bambu, folhas ou galhos.
Não pintar a madeira! - A casa deve estar a pelo menos 3 metros do chão e no sítio ensolarado.
- Se quiseres fazer vários não te esqueças de os espaçar.
Esta é uma actividade gira para fazer em família e podes complementar o projecto com a observação da vida dos visitantes do hotel! (p. ex. umas espécies tapam os buracos com lama e outras com folhas).
Diverte-te!
- 6. Participar activamente
- Ajudar os apicultores locais.
- Questionar as autoridades locais e nacionais sobre o problema do desaparecimento e morte das abelhas e qual é a sua posição a este respeito.
- Assinar petições que promovam iniciativas protectoras das abelhas.
- Propor às autoridades locais nacionais soluções ponderadas e eficazes na protecção das abelhas.
- 7. Ser Apicultor
E porque não?! Deixamos-te aqui o link para a Federação Nacional do Apicultores de Portugal para poderes saber tudinho: http://fnap.pt.
Humm… parece que afinal te ajudámos a arranjar umas novas amigas!
Fontes: Campanha Sem Abelha, Sem Alimento; Campanha das Abelhas; Blog Hbjunior19; FAO.
Fotos: Créditos – Photo by Aaron Burden on Unsplash;
[/vc_column_text]