dia mundial do dador de sangue

dia mundial do dador de sangue

Olá Solidários!
Hoje comemora-se o dia mundial do dador de sangue, e perguntam, porquê neste dia 14? Foi no dia 14 de junho de 1868 que nasceu Karl Landsteiner, médico e investigador premiado com um prémio nobel da medicina em 1930 pela descoberta dos vários grupos sanguíneos.

Este dia destina-se a agradecer a todos os voluntários espalhados pelo mundo que oferecem vida a quem dela mais precisa, e também alertar e sensibilizar para a importância da doação de sangue e seus derivados para que estejam disponíveis a quem deles necessita.

Segundo dados do IPST as dádivas têm vindo a diminuir ao longo dos anos em Portugal️, em 2016 foram 334.022 dádivas de 214.431 dadores.

Numa base de dados de dadores cada vez mais envelhecida, a média de idades dos dadores em 2016 era de 44 anos, sendo que a faixa etária entre os 18 e 24 anos representava apenas 13% dos dadores. Será que podemos inverter estes dados? Claro que sim a mudança está em todos nós.

E tu já pertences a este grande grupo de corações solidários?

Se fores tipo O- chega-te à frente pois és dador universal, podes doar para qualquer tipo de sangue, e é também o sangue mais requisitado nos hospitais. Uma dádiva pode ajudar a salvar até três vidas…

Estas são as principais condições para doar sangue:
– Idade compreendida entre os 18 e 65 anos;
– Ter hábitos de vida saudáveis;
– Ter peso igual ou superior a 50kg;
– Não estar em jejum nem no período da digestão;
– Não ter recebido transfusões de sangue desde 1980.
Be there for someone else. Give blood. Share life … é o tema para 2018!
Vamos lá, partilha o teu ato de coragem e amor no Grupo Eu tenho ADN Solidário e desafia os demais!

14/06/2018