
21 Jun dia europeu da música
Olá Solidários!
Hoje celebra-se o Dia Europeu da Música
Bono Vox afirma que “A música pode mudar o mundo porque pode mudar as pessoas”
Efetivamente a música é considerada uma linguagem universal e um meio de comunicação em todo o mundo! Muitas pessoas são influenciadas pelas músicas que ouvem, seja fisica, emocional ou espiritualmente! É igualmente considerada terapêutica!
Ora aqui estão alguns FACTOS e CURIOSIDADES sobre MÚSICA
Benefícios para a saúde
A música é uma das poucas atividades que envolve o uso de todo o cérebro. Pode ter benefícios surpreendentes não só para aprender um idioma, melhorar a memória e focar a atenção, mas também para a coordenação motora e desenvolvimento.
A terapia através de música, Musicoterapia, é já utilizada no tratamento de desordens emocionais. Em contexto de tratamento oncológico, um projeto brasileiro “Música na Onco” é prova dos benefícios. Umas das profissionais de saúde envolvida afirma “Os benefícios observados são a humanização hospitalar, a alegria e a felicidade que fica explícita nos rostos dos pacientes, além da verbalização dos mesmos que experimentam uma sensação de paz e transforma o espaço hospitalar num ambiente harmonioso e tranquilo”.
Benefícios na prática desportiva
Estudos fisiológicos demonstram que a música influencia uma série de fatores, como a freqüência cardíaca e a respiração. A música pode exercer um efeito positivo no desempenho físico, retardando a fadiga e resultando em níveis acima do esperado de resistência, potência, produtividade e/ou força. (vamos lá pôr os nossos ricos meninos da Seleção Nacional️ com headphones, boa?)
Benefícios para bebés e crianças
Expressão corporal: o contato com a música provoca estímulos que possibilitam que a criança se expresse por meio do corpo. Há lá algo mais delicioso do que presenciar um bebé a “dançar”?
Coordenação motora: o facto de uma criança conseguir segurar um instrumento sozinha é uma forma de desenvolver e exercitar a motricidade fina, ou seja, a capacidade que permite usar os pequenos músculos do corpo, e a motricidade grossa, que consiste na utilização de músculos grandes (movimentos de braços e pernas).
Foco e atenção: no momento em que uma criança está a participar numa atividade, precisa de atenção para conseguir cumprir o que foi proposto. A atividade musical, quer em grupo quer a nível individual, pressupõe que esteja focada e atenta para realizar a ação.
Memória: um realizado nos EUA, finalizado em 2011, com uma turma de 60 alunos de 6 a 9 anos, constatou que o contacto com o meio permite, entre outras habilidades, o desenvolvimento da memória.
Desenvolvimento da linguagem e escuta: quando uma criança ouve ou canta uma música, vai armazenando palavras no seu domínio. O contacto com sons da língua utilizada, ensina a estrutura da comunicação verbal e desenvolve habilidades de escuta. A capacidade de detetar e distinguir sons, coloca os bebés no caminho de receção e aperfeiçoamento da linguagem.
Desenvolvimento emocional: participar em atividades musicais em grupo favorece o desenvolvimento social e emocional da criança.
O primeiro Dia Europeu da Música celebrou-se em 1982, em França️, por iniciativa do então ministro da cultura Jack Lang. Em 1983 reuniram-se 200 mil músicos, enchendo ruas, praças e parques, tendo a iniciativa crescido de ano para ano pela Europa fora.
Por estas e outras razões, ouçam MÚSICA, ouçam muita música! Como nos transmite a imagem do dia: MÚSICA É VIDA!
21/08/2018